segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Imagem do dia: Esconde esconde


No Sábado fui às compras com a minha mãe e a Sara. Parados num semáforo, vi esse menino a brincar dentro do carrinho-de-mão, em frente a uma casa. Ele estava completamente absorvido na sua brincadeira, mal se via a cabeça.

Adoro a capacidade que as crianças têm de imaginar e brincar com qualquer coisa que encontrem pela frente!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

PARABÉNSSSSSS para a Cat


Hoje é o aniversário da blogueira que eu mais amo neste mundo, a Cat =)
Como não vou poder estar com ela, aproveito para deixar aqui no blog uma mensagenzona de parabéns, para que ela se sinta como se eu estivesse lá.


Happy birthday to you
You live in a zoo
You look like a monkey
(fuen fuen)
You smell like one too

We're gonna
Celebrate your birthday
Today
Your birthday
Today

Txi amu cara,
Ju

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Huuummm: Bolo de Natal

Oi gente querida,

O Natal está bem próximo, não é verdade? Muita correria, muitas prendas para se comprar (ai o meu bolso), muitos amigos-ocultos, muita comida e doces para preparar...por isso trouxe-vos a receita de bolo de Natal da minha avó, que já é mais que tradição na minha família.

O bolo deve ser feito um mês antes, embrulhado em papel de prata e guardado numa caixa, mas eu penso que não há problemas em fazê-lo mais tarde, até porque eu só o fiz ontem.

Aqui vai a receita:

Ingredientes
250g de açúcar
250g de farinha
250g de manteiga
1 chávena de chá de açúcar queimado
100g de uva passa
100g de amêndoas
100g de nozes
1 cálice de vinho do Porto
2 colheres de chá de canela em pó
2 colheres de chá de fermento em pó
Essência de baunilha q.b.
100g de fruta cristalizada, cortada aos pedaçinhos

Modo de fazer
Bate-se a manteiga com o açúcar até ficar branco e bem cremoso. Juntam-se os ovos, um a um e por último vai-se juntando a farinha peneirada e misturada com o fermento. Tem-se já uma chávena de açucar queimado, que se vai juntando com o vinho do Porto, que se acrescenta lentamente à massa, assim como a canela e a baunilha.
Mexe-se tudo muito bem e no fim deita-se a fruta, que já deve estar envolvida em farinha. Vai ao forno numa forma bem untada e deve ser cozido em forno muito lento.

O resultado? Estes são os bolos que eu fiz nos últimos dois Natais:



Se alguém decidir fazer o bolo não se esqueça de mandar uma foto, tá?

E vocês, quais são os doces que não podem faltar e que já fazem parte da vossa tradição?

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Look de hoje: Friozinho no Verão

Pois é! Quem diria que em pleno Verão, Dezembro, eu estaria a sentir frio? Está tudo doido e esqueceram-se de me avisar?

Não que eu reclame, né? Por mim esta temperatura está óptima! Mas eu até tenho medo do que está por vir, ou seja, mais calor, calor e CALOR!!!

É tão bom tirar fotos sem estar a transpirar nem preocupada com as manchas de suor na roupa, gente!! A pessoa até fica meio chiqui beim!



Se a minha irmã visse essa foto dizia logo "que cara de c...!!"




Meu novo xodozinho, caveiras coloridas!

Não é uma Alexa, mas mi gusta, tá?

Cat veste:
Calças - Woolworths
Blusa branca - Edgars
Top - Mr.Price
Lenço - loja de um shopping de Penang
Colar - prenda dos tios
Brincos - feitos pela Ju
Bolsa - Honey

E eu que calhei com um homem no amigo oculto aqui do serviço? Help!!! Eu DETESTO comprar prenda para homens, é muito difícil!! Alguma ideia?

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Look de hoje: Um tanto chique

Depois de uns dias de calor abrasador, eis que a chuva chega firme e forte, diminuindo consideravelmente a temperatura e destruindo a cidade, que já alagou completamente (oh, que surpresa!).

De quase 40º diminuímos para 24º e nada melhor do que a boa e velha calça jeans para me sentir quentinha e confortável. Aproveitei também para estrear uma túnica que comprei na Malásia e que dá um toque bem chiquezinho ao look.

Não, não é um efeito especial. Bateu um ventinho na hora da foto que me deixou com esse glamour, hehehe!

Eu juro que não sei porque é que ainda insisto na blusa para dentro das saias/calças. No espelho fica um espectáculo, mas quando vejo nas fotos detesto. Parece que eu tenho uma barriga bem maior, sei lá...

Estão a ver a barriga?

O que a maquiagem não faz!

Gente, estou in love com o meu rímel Maybeline, mas na foto até nem se vê muito bem o efeito dele

Meu novo xodozinho, amo esse colar. E ele é a cara da Mari!


Uma das únicas coisas que comprei no shopping. Amei esse sinto e não largo mais

E um sorrisão só para vocês, com desejos de uma semana excelente

Cat veste:
Jeans - Truwoorths
Túnica - loja do Amcorp Mall
Cinto - Dorothy Perkins
Sabrinas - Mr.Price
Colar - feirinha do Amcorp Mall
Brincos - prenda da avó e tia

Estou louca para mostrar as minhas compritxas. Já tirei fotos e logo logo eu mostro!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Vamos aprender "moçambicanês"? V-Y

Pois é pessoal, esta é a última lição de moçambicanês. Para terminar, deixamo-vos com as letras V, X e Y.

V

Vunar - carregar no volante. É quando aceleramos muito de repente.

X

Xidácua - Uma expressão que significa bêbado.

Y

Yowê - Uma expressão, que como muitas outras anteriores, é usada para demonstrar admiração, surpresa, ou para realçar algo. É muito usado juntamente com o "Ish", ou seja, "Ish yowê".


Esperemos que tenham gostado das nossas lições de moçambicanês. É bom saber que algumas de vocês até ja usam algumas delas =P
Se entretanto nos lembrarmos de mais algumas expressões fazemos mais algumas liçõezinhas.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Vamos aprender "moçambicanês"? S e T

Para a penúltima lição de "moçambicanês", aqui ficam as letras S e T:

S

Suca - expressão usada quando queremos mostrar desagrado. Significa algo como "Sai daqui"/"Não me chateies".

T

Timbiloso - é a pessoa que tem inveja de algo. Por exemplo, quando estão a comer qualquer coisa boa à nossa frente, e nós ficamos com água na boca estamos com timbilo, logo, estamos timbilosos.

Tou no go - mais uma expressão derivada da influência do inglês. Significa "Estou a ir embora".

Txilar - significa relaxar, estar na boa, na paz, ou simplesmente passarmos algum tempo de qualidade com alguém. Mais uma vez, vem do inglês "chill out".

Txuna babe - aquelas calças jeans de cintura descaída, que acentuam o rabo da mulher. Txunar significa por-se ou pôr algo bonito. Daí que essas calças sejam "txuna babes".

Tasse bem - significa que está tudo bem.

Trabalho de marracuene - usamos esta expressão quando queremos dizer que alguém está a ter mais trabalho do que é necessário, quando está a fazer algo da maneira mais complicada ou demorada. Marracuene é uma localidade em Maputo. Não sei porque esta expressão se refere especificamente a essa localidade.

Txônado - quando alguém esta sem dinheiro, está txônado

Txovar - empurrar. Usa-se por exemplo, quando um carro não pega, e nós pedimos a alguém que o empurre para ver se ele pega. A pessoa a quem pedimos para empurrar vai txovar o carro.

Tselelele - expressão usada para transmitir espanto, admiração, surpresa, ou para dar ênfase a alguma coisa. Por exemplo, se alguém nos diz que duas pessoas estão a discutir, nós podemos dizer "Tselelele".

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Vamos aprender "moçambicanês"? P-R

Continuando com as aulas de "moçambicanês", aqui vão as expressões com as letras P, Q e R.

P

Pidiri - Vem de pedir. Normalmente diz-se "tou pidiri" que significa "estou a pedir". É usado pelos meninos de rua, mas também por nós no dia a dia.

Piff - Alguém que está piff é alguém que não está muito bem da cabeça, ou seja, alguém que está meio maluco. Juntamente com o "Guft", também pode ser usado quando alguém esta bêbado.

Pita - Uma pita em moçambicanês é uma miúda, uma menina. Pode também ser usado para dizer que a menina é bonita. Nós por exemplo, costumamos dizer "Aquele actor é muito pito", que significa que é muito bonito. Não usamos o pito para nos referirmos a um rapaz novo, só mesmo com o significado de "bonito".

Q

Quenhar - significa errar no vocabulário. Quando alguém erra na escrita ou na fala dizemos que essa pessoa quenhou, ou mandou uma quenha.

Rendi - a expressão rendi vem mesmo da palavra render. É usada para dizer que não aguentamos com qualquer coisa, ou que algo é demasiado bom ou mau para nós. Por exemplo, "Epá, rendi com aquele vestido, é lindo".

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Vamos aprender "moçambicanês"? I-N

Hoje vamos aprender as expressões com as letras I, M e N.

I

Ish/Ixi/Iú - estas três interjeições são usadas mais ou menos nas mesmas situações, num contexto de medo, espanto ou admiração. O mais fácil é explicar por exemplos: Iú pode ser usado numa situação de espanto, quando nos dizem qualquer coisa que nos surpreende; o Ixi e o Ish quando nos contam de qualquer coisa má ou negativa.

M

Maningue - maningue é uma expressão muito usada em Moçambique, que vem da palavra inglesa "Many". Tanto pode ser usado quando queremos concordar com alguma coisa ou quando nos referimos a quantidades. Por exemplo, se alguém nos diz "Hoje está muito calor", nós respondemos "Maningue", o que significa que concordamos. No mesmo exemplo, poderíamos dizer "Hoje está maningue calor", o que significaria que está muito calor. Neste contexto, o maningue é muitas vezes acompanhado pela palavra "Nice", ou seja "maningue nice", o que significa "muito bom".
Matrecar - é um verbo que é usado para descrever algo que não corre bem, ou quando alguem faz alguma coisa que não gostamos. Por exemplo, se convidamos alguém para sair connosco e essa pessoa diz que não, nós dizemos "Ah, tás a matrecar a cena".
Matabichar - o verbo matabichar significa tomar o pequeno almoço. Vem de matar o bicho, que significa matar a fome. Também se chama matabicho ao pequeno-almoço. A palavra vem de Portugal.
Mamana - é o nome que se dá a uma mulher que já é casada e mãe de filhos crescidos. Também se chamam mamanas às senhoras que vendem nos mercados informais.
Molwene - é o nome que se dá aos meninos de rua

N

Nhongo - significa ter inveja. Quando estamos a comer alguma um bolo, por exemplo, e alguém nos está a ver, podemos dizer que essa pessoa está com nhongo do nosso bolo.
Nenecar - vem de neneca. Neneca é a maneira como as mulheres carregam os bebés aqui. Amarram uma capulana à volta do tronco, transversalmente, dando um nó na zona do peito. Na parte de trás, fica um espaço, uma espécie de bolsa, onde elas colocam os bebés. Esta estratégia é muito boa porque além de já se ter dito que ajuda no desenvolvimento correcto do bebé, permite que as mulheres tenham as mãos livres para trabalhar.
Não ver game - quando não percebemos nada do que se está a passar ou do que nos estão a dizer

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Vamos aprender "moçambicanês"? D-G

Bora continuar a aprender algumas expressões usadas em Moçambique? Hoje temos as letras D, F e G.

D

Djobar - do inglês job, significa trabalhar
Desconseguir - essa é bem famosa. Significa não conseguir. Aliás, aqui a gente usa muito o (des) antes dos verbos, inventamos muitas palavras novas, hehehe!
Djecar - entrar de penetra na festa dos outros
Djô ou djone - uma espécie de intervenção, utiliza-se quando chamamos alguém ou quando nos surpreendemos com algo
Desaguentar - significa não aguentar, é outro exemplo de verbos "inventados"
Distras - significa pedir um intervalo, um tempo
Dungar - zangar
Djampar - do inglês jump, significa saltar
Djurnar - simplificando, significa ser ignorado. Quer dizer, tem mais significado que isso, mas é basicamente ser ignorado. Imaginem aquelas situações em que vais dar dois beijinhos a alguém e a pessoa vira a cara (sem querer) ou quando vês uma pessoa conhecida na rua, dás tchauzinho e a pessoa não te vê. Isso é ser djurnado.

F

Felelar - vou explicar dando um exemplo, porque é bem complicado de dizer o que significa. Imaginem uma situação em que alguém vos aparece à frente a comer um chocolatão daqueles delicioso. A pessoa vai comendo bem devagarinho, fazendo ruídos de satisfação, tudo na vossa cara. O que é que ela estava a fazer? A felelar, a gingar com o chocolate dela na vossa cara. Deu para entender?
Fotar - tirar fotos (eu não disse que a gente arranja verbos para tudo?)
Futseca - usamos quando estamos chateados com alguém. Significa "vai-te lixar" ou "vai àquele sítio que eu não vou escrever aqui". Vem do changane, língua falada no sul do país

G

Guadjissar - roubar, tirar algo de alguém
Gingar - pavonear-se por aí, fazer pose, mostrar o que tem e o outro não
Gantxuela - são aquelas calças que ficam curtas, cuja baínha bate no tornozelo, sem ser proposital, ou seja, são aquelas calças que já estão curtas demais para serem usadas
Gunhar - bater com a cabeça (ou outra parte do corpo) em algum sítio ou contra alguém
Guinar - virar (à esquerda ou à direita)

Amanhã continuamos, tá?
   

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Vamos aprender "moçambicanês"? A-C

Vocês pediram e nós atendemos. Vamos falar mais sobre Moçambique. E nada melhor do que começar pela linguagem. 

Moçambique tem como língua oficial o português. No entanto, segundo dados do Recenseamento Geral da População e Habitação de 97, ela é a língua materna de apenas 6% da população, percentagem que, na cidade de Maputo, chega aos 25%.

Além disso, Moçambique possui diversas línguas nacionais (línguas, não dialectos), todas derivadas da grande família de línguas bantu. As principais, de sul a norte, são:  XiTsongaXiChopeBiTongaXiSenaXiShona,ciNyungweeChuwaboeMacuaeKotieLomweciNyanjaciYaoXiMaconde e kiMwani. Poucas, né?

Aqui em Maputo, o nosso vocabulário (uma espécie de calão) tem influências das línguas nacionais e do inglês, principalmente. 

Eu e a Ju, com a ajuda de vários amigos, preparamos uma lista das palavras mais usadas por nós. É de lembrar que a maior parte delas, senão todas, não consta no dicionário, tá? 

Começamos, óbvio, pela letra A e vamos até à C.

A

Az'go - vamos embora. Vem da palavra inglesa go
Awena - uma espécie de interjeição. Usamos quando nos surpreendemos com algo ou também quando queremos chamar alguém. É meio difícil de explicar o significado, porque é uma expressão usada em diversas situações 

B

Bacela - usa-se quando se vai aos mercados informais fazer compras. Quando pedimos bacela, estamos a pedir que o vendedor a quem comprámos algo nos dê algo a mais, de graça. Por exemplo, se compramos 1kg de laranjas e pedimos bacela, o vendedor vai dar mais 2 ou 3 laranjas (se ele quiser, claro!)
Bipar - ou também mandar um toque. Ligar para uma pessoa e deixar o celular tocar só uma vez, para chamar a atenção da pessoa para quem ligamos. Também se diz mandar um bip 
Bater style - fazer pose, gingar
Babalaza - estar com ressaca, depois de beber muito 
Bazar - significa ir embora "vamos bazar". Mas também significa aquele lugar onde se vendem muitas coisas 

C

Comé - abreviação de "como é que é", utiliza-se quando cumprimentamos alguém ou quando queremos saber como é que a pessoa está
Cualalada - pessoa que está com a pele seca, áspera, que não passou creme (nas peles negras nota-se mais quando a pele está seca, porque fica meio esbranquiçada)
Cabecear - ou dar uma cabeçada, significa enganar alguém, passar a perna 
Chuinga - chiclet, vem do inglês chewing gum, que nós abreviamos até ficar essa palavra (quando alguém vier cá, não peça chiclet, tá? Ou pastilha elástica)
Cocuana - velho ou velha
Caga p'ra cena - significa não ligar mais para uma coisa, deixar de se interessar por algo, não querer mais saber de alguma coisa ou de alguém


Eu e a Ju vamos tentar fazer um vídeo em que usamos algumas destas expressões, para vocês perceberem bem o seu significado, tá? Amanhã continuamos com as letras D, F e G.


Fonte: Wikipédia

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

On The Mov(i)e: Social Network


Este sábado fui ao cinema com o meu namorado e um casal amigo. Fomos ver o Social Network, filme sobre o qual vos vou falar.
O filme conta a história da criação do facebook, a rede social mais usada actualmente. O filme acompanha Mark Zuckerberg, a mente por trás da criação, detentor da maior parte das acções hoje em dia. O filme conta-nos como surgiu a ideia para a criação, e todas as etapas e problemas que se seguiram, entre eles a zanga com o seu melhor amigo e co-fundador, Eduardo Saverin. 


Passamos a conhecer algumas semanas na vida de uma mente brilhante que é até hoje a pessoa mais nova a ficar bilionária.
Eu gostei muito do filme. Tem uma história bastante interessante, principalmente por ser baseada em factos verídicos. A história é contada de maneira bastante agradável, fazemdo-nos rir durante grande parte do filme.
Uma das coisas que gostei muito no filme foi o elenco. Acho que os actores foram todos muito bem escolhidos, além de que há uns bastante agradáveis de se ver ;)
Aqui fica a recomendação, quem ainda não viu que arrisque.
Para mais informações sobre o filme: http://www.imdb.com/title/tt1285016/

Look de hoje: Esqueci os brincos

Eu ando sempre de brincos. Se não uso, sinto-me praticamente nua. E hoje eu esqueci de pôr. E só reparei quando cheguei ao trabalho. Tarde de mais. A minha mãe também não consegue andar sem brincos e tem sempre um par na carteira, para emergência, hehehe! Tenho que aprender com ela.

O vestido que usei hoje está bem mal feito! Está torto no decote e nas pontas, mas ok! Foi baratinho mandar fazer, não posso reclamar muito! Adoro a estampa da capulana.

E por falar em capulanas, este fim-de-semana fui comprar um montão de capulanas. Gente, é muito difícil escolher, sério! São mil e uma cores, com estampas grandes, pequenas, de animais, abstractas, com fruta, etc etc...de ficar doida!








O meu cabelo está a crescer muito, a perder a forma e eu já não sei o que fazer com ele...

Cat veste:
Vestido - mandei fazer
Sandálias - Foschini
Pulseira de capulana - Nelsa Matavele
Pulseira verde escura - Truworths
Anel - Truworths
Cinto - roubei da mãe

Meninas, obrigada pelos comentários ao look de Sexta! Tivemos até a visita de um homem, o primeiro no blog! Achei bem divertido, hehehe!!


domingo, 7 de novembro de 2010

Look de hoje: sábado à noite

Depois de uma semana do inferno, eu (ou seja, a Ju) estou de volta com um look de hoje, depois de muito tempo.
Ontem à noite fui jantar e ao cinema com o namorado e um casal amigo. Fomos ver o Social Network. O filme é muito bom (podem aguardar uma revisãozinha do filme). Depois do cinema fomos para o Bairro Alto (uma zona de Lisboa onde há muitos bares, algumas discotecas, e onde muitas pessoas se concentram à noite, principalmente no fim-de-semana). A noite foi muito boa, com um bom papo e uma boa caipirosca à mistura.
Antes de sair de casa eu pedi ao namorado que tirasse umas fotos do look, para vos mostrar e ver se aprovam.







Ju veste:
Vestido - Pull & Bear
Casaquinho - Lefties
Meias - Calzedonia
Botas - Stradivarius
Echarpe - Promod
Cinto - H&M
Carteira - Mr. Price
Bandolete - Clair's
Brincos - Roubados à mãe

6º momento mais p'ra lá do que p'ra cá

nova intervenção, novas ilustrações....desta vez, da ana oliveira, que detém o blog "ilustrana"......

os desenhos dela são muito expressivos, bonitos e contam estórias....estórias daquelas que nos acariciam, que nos fazem sorrir, com que podemos identificar-nos....como se expressões, pensamentos, palavras ganhassem vida e se associassem de maneiras que só pensamos, mas não visualizamos. no fundo, é bem capaz de os desenhos da ana oliveira serem líricos...

gosta de gatos, plantas, fairy tales como capuchinho vermelho, branca de neve, alice no país das maravilhas, princesa e o sapo ou princesa e a ervilha, questões do coração e assuntos muito femininos (o que faz com que se encaixe perfeitamente neste blog).





estas são das minhas favoritas:



a ana oliveira costuma estar em feiras de artesanato em portugal, como a Crafts&Design do jardim da estrela.

ilustrações retiradas do blog ilustrana e propriedade de ana oliveira.

(eu já comprei uma bailarina a estender roupa para mim, encomendei outra para uma amiga e recebi uma ilustração personalizada, comigo no deserto)

Marina

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Look de hoje: De volta aos banhos de água fria

Pois é. A temporada dos banhos de água fria voltou. Eu acordo todos os dias às 6h e mesmo assim já está calor, por isso eu nem me digo a ligar a água quente. Só um duche de água bem fria para me refrescar logo pela manhã. Sem contar que a água fria é boa para a circulação, para a celulite, entre tantas outras coisas.

O look não tem nada de especial. O meu objectivo estes dias é andar fresquinha, porque o calor anda impiedoso. Ontem de noite choveu, trovejou e relampejou como há muito não acontecia, mas nem assim o calor deu uma trégua. E vem mais chuva por aí...

Ainda bem que eu tirei as fotos antes de dar uma fugida ao mercado comprar verduras! Voltei acabadérrima. Está muito quente!

Ah, e a cara sem maquiagem continua. Eu juro que invejo as mulheres que conseguem maquiar-se e andar perfeitas com um calorão destes, mas eu não sou uma delas. E como a melhor maquiagem é a felicidade (já dizia a Mari), é assim que eu vou!







 

Esse vestido é pré-histórico. Ele era da minha mãe, mas eu roubei. ADORO o corte e o tecido soltinho. Ainda não o passei adiante porque quero comprar um tecido bom para fazer uns 2 ou 3 com esse modelo. Como é um vestido simples, adicionei o cinto, para dar uma animada ao visual.

A sandália, que a minha irmã tem igual, tem umas cores SUPER parecidas com o vestido, parece que foram feitas para usar com ele :)

Cat veste:
Vestido - armário da mãe
Sandália - Fischini
Pulseiras - a laranja foi comprada no mercado central e a castanha foi a Ju que me deu
Bolsa - Honey
Brincos - prenda da Mariana