quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Huuummm: Bolo de chocolate à moda da casa


Quem, em sã consciência, não gosta de bolo de chocolate? Pois apresento-vos a especialidade da casa, o melhor bolo de chocolate do mundo (e não, isto não foi dito por mim!!). Desencavei a receita deste bolo há uns anos atrás, num livro antigo da minha avó, chamado Coisas Boas, que tem receitas maravilhosas. 

É um bolo que sempre se faz cá em casa e que nunca dura mais de 3 dias. Uma vez levei-o para a escola e uma amiga minha pediu o prato para lamber o creme, hahaha!!!

Vamos à receita?

Ingredientes
200g de farinha de trigo
150g de açúcar
100g de manteiga
50g de chocolate em pó (uso cacau)
4 colheres de sopa de leite 
3 ovos
1 colher de chá de fermento em pó

Modo de fazer
Bate-se a manteiga com o açúcar e, aos poucos, adicionam-se as gemas. De seguida, deita-se o leite e bate-se mais um pouco. Coloca-se o chocolate em pó e, um pouco depois, a farinha misturada com o fermento, que se vai adicionando aos poucos. Por fim batem-se as claras em castelo que se envolvem, depois, no creme. Vai ao forno em forma untada com manteiga e farinha.

Eu costumo fazer o dobro da receita, para sair um bolo maior, como esse da imagem.

Para o creme, derreto uma tablete de 200g de chocolate para culinária em banho-maria, juntamente com uma ou duas colheres de manteiga e leite q.b. Podem também usar natas ou leite condensado, dependendo do quão doce querem o creme. O bolo não é muito doce, então podem abusar no creme.



O bolo da imagem foi feito pela Ju no dia de anos da minha avó, o mesmo em que fizemos os cupcakes. Foi um dia bastante podutivo! :)

3 comentários:

Lual disse...

hummm... será que é melhor do que minha nega maluca? vou ter que provar!

Anónimo disse...

Miga..será que esse bolo é Light?Beijocas

Cat e Ju disse...

Anónimo, light light ele não é. Mas também não é muito doce! O bolo em si, como é feito com cacau, não é doce. Só depende do creme que se põe por cima! Bjos