domingo, 13 de março de 2011

Huuummm: Risotto à minha maneira

Quinta-feira o meu namorado veio cá jantar e eu decidi fazer algo diferente para comermos. Já andava há uns dias a comer massa, por isso tive a ideia de fazer alguma coisa com arroz. Pensei então em fazer um risotto e pedi à Cat umas dicas, já que ela já fez algumas vezes. Ela disse-me então para espreitar esta receita aqui, do site da Chata de Galocha.
Essa foi a  receita que eu usei como base. A diferença é que em vez de fazer risotto de mozzarella, azeitonas verdes e orégãos, fiz com pedaços de bifes de peru, milho e brócolos.
Os ingredientes que usei foram os seguintes:


- Azeite
- Caldo de vegetais
- Arroz para risotto
- Milho cozido
- Vinho Branco
- Bifes de peru cortados aos bocadinhos
- Queijo parmesão
- Brócolos cozidos, cortados aos bocadinhos
- A margarina aparece na foto mas eu acabei por não usar

Comecei por cozinhar o peru numa frigideira, com um pouco de azeite e alho picado. Quando o peru já estava quase, acrescentei o milho e os brócolos e deixei cozinhar tudo junto por uns momentos.


Ao mesmo tempo, numa panela à parte, aqueci quatro chávenas de água com dois cubinhos de caldo de legumes, deixando ferver, até que o caldo se desfizesse na água.


Noutra panela, fritei o arroz num bocadinho em azeite e alho picado. Depois misturei no arroz o peru, milho e brócolos. Acrescentei depois o vinho, e esperei que uma parte fosse absorvida pelo arroz ou evaporasse. Fui depois acrescentando o caldo, mexendo sempre para o arroz não colar.


Fui sempre provando o arroz para saber quando estava pronto. Quando o arroz estava quase quase no ponto, acrescentei quatro colheres de queijo parmesão e misturei muito bem. Deixei o queijo derreter e um bocado depois desliguei o lume.
Eu gostei do resultado final. Ficou saboroso e é um prato diferente. Dá um pouco de trabalho mas é uma boa alternativa quando estamos sempre fartos de comer massa. A próxima etapa é experimentar um risotto com ingredientes diferentes e ver como fica.


Há que dizer que para primeira vez, o meu risotto até ficou bastante bom :)
Ju

Sem comentários: