segunda-feira, 21 de junho de 2010

ODEIO (em letras garrafais)

1. ...quando as pessoas (vale tanto para nacionais como para estrangeiros) ficam muito surpreendidas quando descobrem que eu sou moçambicana. Alô, existem brancos moçambicanos, tá? São poucos, mas existem! Assim como também existem brancos de outras nacionalidades de países africanos!!

2. ...quando as pessoas (oi Portugal!) ficam extremamente confusas por eu saber falar tão bem português! O português é a língua oficial de Moçambique, para quem não sabe!

3. ...quando as pessoas (oi novelas brasileiras, oi imprensa brasileira, oi gente do mundo) se referem a algum país africano com "lá na África..."!!! Meus amores, África não é um país, sabiam? É um continente muuuuito grande, cheio de culturas distintas, línguas, paisagens, povos...não é tudo a mesma coisa, tá? Ou acham que Marrocos é igual a Moçambique? Que o Ghana é como a Mauritânia? E sabiam que nós não nos conhecemos todos? Que é bem provável que alguém do Congo não faça a mais pequena ideia de como é a vida na Eritreia? Pois é!

4. ...que as pessoas achem que aqui não há internet, energia eléctrica, tv a cabo, casas de cimento, shoppings... Há tv a cabo sim, e muito boa. E já temos também cabos ópticos, tá? E shoppings, e energia, etc etc...



5. ...que as pessoas pensem que nós vivemos numa selva, rodeados de animais por todos os lados. E vivemos em galhos, sim senhor! Como fazemos com os animais? É simples: basta não descermos das árvores quando eles vão beber água ou caçar. Já estamos habituados, então não há problema! Baaahhhhhhhhhh!!!!

Porque, às vezes, é preciso esclarecer! Porque, às vezes, dá vontade de escrever na testa ou então numa t-shirt "Sou moçambicana sim, e daí?"! Porque, às vezes, dá vontade de bater em todos esses ignorantes! As pessoas não são obrigadas a saber tudo sobre o mundo inteiro, mas há um mínino, né? Pelo menos não façam perguntas estúpidas! É só o que eu peço!

Espero sinceramente que o mundial mude um pouquinho a visão que as pessoas têm de África e dos países que dela fazem parte!

Fotos: Google

4 comentários:

Litha disse...

Adorei o post esclarecedor! Sou brasileira e tenho um amigo de Moçambique que mora aqui e ele reclama das mesmas coisas que tu. Realmente nos passam uma ideia muito errada dos países do continente africano pela TV! Não é bem culpa do povo no fim. Por isso achei o post legal, explicando tudo isso pra pessoas desinformadas.

Beijos!

Cat e Ju disse...

Pois é, a culpa é mesmo dos meios de comunicação, dos livros, etc. Por isso adicionei os vídeos da Chimamanda, uma escritora nigeriana que dá uma visão bastante esclarecedora de todos esses mal-entendidos. Obrigada pela visita!!

Cat e Ju disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

These are truly wonderful ideas in on the topic of blogging.
You have touched some fastidious things here.

Any way keep up wrinting.

Here is my web site ... ハミルトン 時計