terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Huuummm: Risoto de cogumelos

Há muito que queria fazer um post sobre uma das minhas grandes paixões, que é cozinhar! Mas não queria somente passar uma receita de algum doce ou prato saboroso. Queria é fazer algum prato e mostrar aqui o passo a passo, o que torna tudo mais interessante.

Apesar de gostar bastante de cozinhar, sou de fases. Há alturas em que me apetece cozinhar muito, outras nem tanto. Há alturas em que adoro fazer vários tipos de sobremesa, outras em que gosto de experimentar vários tipos de pasta

Ultimamente andava obcecada com receitas de risoto. É um prato que adoro, mas nunca tinha feito porque me parecia algo complicado.

Hoje, com o pretexto de um jantar para amigos, resolvi fazer o tal risoto. Pesquisei muitas receitas na net, mas havia sempre uma ou outra coisa que não encaixava bem, ou porque não tinha o ingrediente tal ou porque me parecia demasiado complicado. Então decidi pegar nas várias receitas e transformar numa só. E decidi-me pelo risoto de cogumelos (eu AMO cogumelos, ao contrário da minha irmã, que não os suporta).
Preparei os ingredientes todos e meti mãos à obra, sempre munida da minha máquina fotográfica.

Aqui vai então a receita de risoto de cogumelos à minha maneira:
Risoto de Cogumelos
 Ingredientes:
250g de cogumelos brancos (button mushrooms)
Manteiga sem sal q.b
1 cebola cortada aos cubos 
200g de queijo parmesão ralado
2 dentes de alho esmagados
3 caldos de legumes (ou de galinha, como preferir)
4 chávenas de arroz arbóreo (arroz para risoto)
8 chávenas de água
Azeite q.b
Sal q.b
1 taça de vinho branco


Como mostra a imagem, corte os cogumelos em bocados bem pequenos e frite numa frigideira com azeite e alho picado. Quando os cogumelos estiverem bem dourados, retire do lume e reserve. Se tiver comprado um pedaço de queijo parmesão, rale-o e reserve.


Meta uma panela ao lume com a água e os cubos de legumes e deixe ferver. Numa panela funda, deite a cebola picada com um pouco de azeite e manteiga e deixe a cebola esbranquiçar. Em seguida, deite o arroz (sem ser lavado) e mexa, até ele estar completamente envolvido no azeite. Em seguida deite o vinho e, aos poucos, vá deitando o caldo de legumes, sem parar de mexer o arroz. Quando o arroz estiver quase pronto (al dente, ou seja, ligeiramente crocante) deite os cogumelos e continue a mexer. Desligue o lume e deite 3 ou 4 colheres de sopa de manteiga no arroz, seguido do queijo, não parando de mexer. E já está!

Lembre-se que este arroz deve ser servido logo após ser feito, correndo o risco de secar. Esta receita foi feita para 8 pessoas e deu para cada uma repetir o prato.

Foi a primeira vez que eu fiz e, modéstia à parte, estava divinal. Tudo feito com a ajuda da Fátima, claro!

Bom apetite!

3 comentários:

Anónimo disse...

Confirmo, o risoto estava delicioso... apenas, comi dois pratões e nem olhei para a salada que o acompanhava.
Ajuda? Sim, a mexer o risoto...
Fátima

Suely Galvão disse...

Parece delicioso!!! Também quero! Vou tirar a receita! :)

Anónimo disse...

Puxa, isso não se faz!!!! Eu quero, eu quero!!!
Clarice